Condómino em casa

Casa assaltada: como prevenir? 5 dicas Odecasa

Num momento em que as férias estão aí à porta, a Odecasa partilha consigo 5 dicas essenciais para proteger os seus bens e evitar uma (a sua!) casa assaltada.

Caro condómino,

Admitamos: o sentimento de ver a nossa casa assaltada é dos piores que nos pode acontecer. Sentimo-nos desrespeitados, vulneráveis e angustiados. No fim do dia, a nossa casa é o refúgio que nos dá paz, conforto e tranquilidade. Dentro destas 4 paredes estamos nós, as pessoas que amamos e todos os bens com valor material, emocional e simbólico.

Quer saia de casa todos os dias para o trabalho ou decida ir de férias, a verdade é que todo o cuidado é pouco. Para que não tenha de passar por esta experiência traumática, a Odecasa sugere 5 dicas absolutamente indispensáveis para proteger a sua casa:

 

1. Tranque sempre a porta e janelas de sua casa | Casa assaltada

Uma recomendação óbvia, mas muitas vezes esquecida. Seja porque estejamos com pressa ou porque esperamos que outra pessoa o faça, não pode haver desleixos: é nossa obrigação assegurar que a porta e janelas de casa ficam sempre bem trancadas.

 

2. Evite partilhar a sua morada | Casa assaltada

Certamente já lhe aconteceu pedirem a sua morada quando preenche infindáveis formulários ou quando requisita determinados tipos de serviço (online e offline). Sempre que isso aconteça, verifique de antemão se esta é uma informação mesmo necessária pois poderá estar em vias de ter a casa assaltada. Em outros casos, como o pedido de transporte por aplicações móveis ou chamada telefónica, indique sempre uma morada perto de casa e nunca a sua!

 

3. Instale um sistema de segurança | Casa assaltada

Esta é uma dica imprescindível para que se sinta em segurança em casa. Com um sistema de segurança ativado, é bem menos provável que veja a sua casa assaltada. De acordo com um estudo da Universidade de Califórnia, 60% dos assaltantes na prisão declararam a sua preferência por casas sem alarme.

 

4. Evite partilhar nas redes sociais que está de férias | Casa assaltada

Férias é sinónimo de descanso, alegria e diversão. Perante tão boas novidades, é nosso impulso partilhar nas redes sociais para onde vamos, com quem vamos e, mais crítico ainda, quando vamos. Por prevenção, não publique no Facebook ou Instagram que não está em casa ou por quanto tempo estará ausente, pelo menos até estar de regresso!

 

5. Comunique a sua ausência a pessoas de confiança | Casa assaltada

Com os meses de férias aí à porta, há que jogar pelo seguro. Nesse sentido, é extremamente importante transmitir a pessoas da sua confiança o período em que estará ausente. Desde o seu círculo íntimo (família e amigos) ao vizinho do lado, certifique-se que estes permanecem alerta com frequência.

No caso de ir de férias entre julho e setembro, outra opção para reduzir a probabilidade de ver a sua casa assaltada  é solicitar que as missões de patrulha da PSP passem frequentemente na sua residência.

 

Já diz o ditado que “mais vale prevenir do que remediar”. Com estas 5 dicas Odecasa, o caro condómino poderá viver a sua vida normal e em segurança sem se preocupar o pesadelo de ver a sua casa assaltada.

Odecasa: a companhia que o faz sentir-se em casa.

Outros temas:
Gestão de condomínioViver em Lisboa